O Kwan Jang Nim Carlos Eduardo Cravo
Antes de falar sobre Carlos Eduardo Cravo é necessário explicar o termo Kwan Jang Nim.
Em conversa direta com o Grão Mestre Park Sung Jae foi explicado por ele alguns termos utilizados no Hapki-Do no que diz respeito à nomenclatura coreana correta ao se dirigir à professor e mestre.
Segundo o Grão Mestre, o termo correto para se chamar o Mestre é Kwan Jang Nim, que corresponde a graduação de Faixa Preta a partir do 5º Dan, e não Sabomnim como se vê normalmente.
O termo Sabomnim é, segundo o Grão Mestre, o termo utilizado para se chamar o professor, título relacionado ao Faixa Preta 4º Dan.
Carlos Eduardo Cravo é atualmente Faixa Preta 6º Dan em Hapki-Do estilo Jung Do Kwan, 1º Dan em Hoi Jeom Moo Sool, formado em Educação Física pela Universidade Camilo Castelo Branco CREF 03638 G/SP, credenciado pela Polícia Federal como instrutor de Defesa Pessoal e Educação Física, Terapeuta Holístico CRT 25.568.
Começou treinar Hapki-Do em Janeiro de 1989 com o Mestre Song Un Kim, com quem adquiriu praticamente todos seus conhecimentos, tanto no Hapki-Do quanto nas Terapias Holísticas. Teve a oportunidade de manter treinos com o Grão Mestre Park Sung Jae, introdutor do Hapki-Do Jung Do Kwan no Brasil.
Em seu processo de graduação, antes de conquistar a Faixa Preta, começou a se interessar pelo funcionamento do corpo humano, suas características, o efeito que a atividade física exerce sobre este corpo, motivo pelo qual, logo após sua graduação como Faixa Preta que ocorreu em Dezembro de 1994, deu início a faculdade de Educação Física, se formando em Dezembro de 1998.
Sua história de formação é marcada por várias influências:
- Toda técnica e experiência transmitida pelo Mestre Song Un Kim no que diz respeito à Hapki-Do e Terapias Holísticas;
- A formação militar dentro do Exército;
- A formação acadêmica;
- O contato com outras Artes Marciais como Capoeira, Kung-Fu, Tai-Chi-Chuan;
- A participação em cursos especiais como Combate com Facas, Técnicas de Tonfa, Técnicas de Bastão Retrátil, Defesa Pessoal;
- A busca de outras experiências no que diz respeito a Terapias Holísticas, etc.
Hoje, suas aulas são baseadas no Hapki-do Tradicional que faz questão de perpetuar, mas também, em toda sua história de formação, a qual procura sempre dar continuidade e em conceitos de respeito e humildade, buscando ser cada vez melhor como mediador dos conteúdos da Arte Marcial, mas também como pessoa.